Siga @sousamarkos Siga @sousamarkos Contabil nett: Micro Empreendedor Individual – MEISiga @sousamarkos

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Micro Empreendedor Individual – MEI

O MEI foi criado para legalizar as pessoas que trabalham autônomas para se tornem micros empresários. O empresário formalizado pelo MEI contribui com a Previdência Social e poderão participar de outros inúmeros benefícios, como créditos em bancos.
O MEI está movimentando o país e cerca de meio milhão de pessoas já se formalizaram como Cabeleireiros, Costureira, Artesão de bijuterias, Bombeiro hidráulico, Carpinteiro, Vendedoras de produtos de beleza, manicures, Eletricistas, Serviços para construção civil (pedreiros), Serviços de Reparação e manutenção de equipamentos de informática, Comerciante de artigos de vestuário e acessórios (sacoleiras), Comerciante de materiais de construção em geral, Depiladora, Esteticista, dentre outras inúmeras atividades que podem integrar ao MEI.
O Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional, mas não pagará tributos federais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL. O empresário pagará apenas um valor fixo mensal de R$ 57,10 para comércio e indústria e R$ 62,10 para quem for prestador de serviços. Esses valores são fixos e atualizados de acordo com o salário mínimo vigente do período.
O MEI possui várias vantagens para quem é autônomo e quer se regularizar, pois o empresário através da abertura de sua empresa poderá aumentar sua produtividade e crescimento da sua empresa. Poderá emitir nota fiscal, terá contribuição para a Previdência Social, trazendo benefícios como auxilio – maternidade, auxilio – doença, auxilio por acidente de trabalho, aposentadoria, pensão por morte e auxílio – reclusão; acesso aos serviços bancários e obtenção de créditos junto aos Bancos; e possivelmente participar de Licitações públicas.
Para o empresário se formalizar é interessante que ele siga orientações de um profissional contábil que tenha entendimento sobre o MEI e possa orientar ao empresário como se cadastrar.
Fonte: http://www.portaldoempreendedor.gov.br

Nenhum comentário: